Futsal: Resumo da época 22/23

o futsal, a época 22/23 foi mais uma vez um sucesso no que toca á formação. Tivemos Apuramentos de campeão, pódios, campeonato, taça AFC, taça nacional, seleção distrital e até seleção nacional! 

Esta época os nossos pequenos "Bambis", petizes e traquinas continuaram a sua caminhada e formação pelas mãos do treinador João Janeiro e o sei adjunto Jorge, participando em torneios e taças na região de Coimbra confirmando assim o futuro que se adivinha brilhante e de sucesso no nosso clube!

Os Benjamins, ao comando do mister Vasco Seco, disputaram a fase de apuramento de campeão e conseguiram um sólido 3º lugar com muitos atletas em destaque neste escalão e uma qualidade inegável no que toca a esta equipa! 

Os Infantis liderados pelo treinador Daniel Santos estiveram também presentes no pódio do campeonato distrital, depois da excelente campanha na primeira fase do campeonato em que se mantiveram invictos, cedo garantiram a passagem ao apuramento de campeão, os sub-13 conseguiram assim o 2º lugar na prova. Foi um campeonato muito positivo e de jogos bastante disputados com adversários de dificuldade bastante elevada. A qualidade do plantel não passou despercebida ao selecionador distrital de sub-13 na convocatória, que na hora da decisão chamou varios destes atletas valendo assim também a presença de um jogador de futsal do União1919 pela primeira vez num convocatória da seleção nacional.

O escalão de sub-17 foi o que mais se destacou esta época que devido ao elevado número de atletas fez o clube optar por inscrever duas equipas no campeonato distrital (União1919 "A" e União1919 "B").

A equipa "A", conduzida pelo treinador João Janeiro e pelo prof. Almeida, maioritariamente constituída por atletas do primeiro ano de Sub-17 e alguns atletas Sub-15 conseguiu uma segura classificação a meio da tabela do campeonato distrital. 

Já a equipa "B" liderada pelo treinador João Mourão fez a dobradinha trazendo para casa a Taça AFC e o campeonato distrital, disputou ainda a taça nacional (competição que dá acesso ao campeonato nacional). Por decisão da AFC ficou por disputar a Supertaça distrital.

A equipa de sub-19, com o treinador Vasco Seco no comando teve um campeonato difícil e exigente, com várias lesões prolongadas durante a época o verdadeiro desafio foi entrosar alguns atletas sub-17 que facilmente se integraram com a ajuda dos mais experientes sub-20. Depois de um campeonato regular e uma classificação no cimo da tabela, a equipa fez a delícia dos nossos adeptos ficando invicta na taça de encerramento trazendo assim mais um troféu para o nosso museu.

Nos campeonatos nacionais a sorte não esteve do nosso lado, nos séniores femininos as nossas meninas que disputaram pela primeira vez na história do clube a segunda divisão nacional, não conseguiram afirmar-se caindo assim para os campeonatos distritais. Apesar de muito competitivas na maioria dos jogos, a falta de experiência neste patamar acabou por se revelar decisiva. Também a indisponibilidade por motivos profissionais e as lesões de algumas atletas foram factores que acabaram por ter um peso significativo para este desfecho, sendo que na fase decisiva de manutenção o experiente treinador Luisinho teve as suas opções bastante limitadas na maioria das partidas.

Os séniores masculinos, conduzidos pelo estreante treinador Daniel Santos em equipas séniores e pelo experiente treinador adjunto Mário Fernandes também não conseguiram evitar a descida da 3a divisão nacional. Em ano de estreia nesta divisão a equipa deixou uma boa imagem, boas exibições, uma segunda volta do campeonato de excelência e a certeza de que num futuro próximo voltará às lides dos campeonatos nacionais de Portugal. A equipa conseguiu também o feito inédito de ter no plantel o jogador com mais golos marcados nos três campeonatos nacionais desta época, Vasco Seco atingiu a histórica marca de 40 golos numa época batendo também assim o seu record pessoal.

Na rua Infanta Dona Maria já se prepara a próxima época e brevemente haverão novidades sobre novas contratações, renovações e regressos de jogadores importantes ao clube.

As portas do pavilhão já estão abertas a novos atletas e a treinos de captação, as datas destes têm sido publicadas nas redes sociais do clube.

 

Por Manuel Paiva

Um website emjogo.pt